domingo, 5 de julho de 2009

Coligação - A Vitória de Todos

O presidente da Câmara Municipal de Valongo prometeu continuar a fazer obra no concelho, recusando as críticas que lhe são feitas de "despesismo" pela oposição. E, na apresentação da sua recandidatura, chorou.

As críticas de "despesismo" têm marcado a a actuação de Fernando Melo à frente do executivo valonguense. Não lhe bastasse ter de enfrentar as vozes da oposição, o autarca viu, recentemente, o seu vice-presidente, João Queirós, demitir-se, tendo como justificação o alegado "descalabro da situação financeira".

Ontem à tarde, durante a apresentação da sua recandidatura, numa sessão que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, Fernando Melo fez questão de justificar, perante todos os que o apoiam e ali estiveram presentes, os investimentos feitos desde que tomou posse, em 1993. "Sempre fiz obra e vou continuar a fazê-la", prometeu à assistência.

No seu discurso, não deixou de destacar alguns dos "alvos" do despesismo, amiúde referenciados pelos seus opositores. Um deles é a construção de escolas e a renovação do parque escolar - orçado em 25 milhões de euros. O autarca recordou que, nos últimos anos, o concelho registou um crescimento exponencial da população e, como consequência, as escolas viram-se lotadas e, assim, incapazes de oferecer a "Escola a Tempo Inteiro", com as respectivas actividades de enriquecimento curricular. Além disso, explicou a necessidade de dotar todos os estabelecimentos escolares com cantina. "A oposição considera que as obras no parque escolar deveriam ser feitas até 2015, mas nada justifica continuar a prolongar a obra", salientou.

Um dos momentos mais marcantes da sessão aconteceu quando se emocionou ao justificar o dinheiro gasto pela edilidade no fornecimentos de 200 refeições diárias a famílias carenciadas. "São pessoas que tinham vivido bem e que agora estão altamente carenciadas", disse, chorando. "Temos uma preocupação social e nunca a vamos deixar de ter", realçou, depois de recomposto.

De olhos no futuro, prometeu investir numa nova pousada da juventude na serra de Santa Justa, construção dos novos Paços do Concelho, novas acessibilidades entre as freguesias e novos corredores ecológicos.

À margem da sessão, e respondendo a questões dos jornalistas, Fernando Melo afirmou nunca se ter dado bem com o seu vice-presidente. "Temos conceitos diferentes, eu achava que já devia ter se demitido há muito", referiu.

O autarca - que se recandidata pela coligação PSD/PP - afirmou querer estar distante dos partidos. Por isso, não estranhou a ausência do presidente da "distrital" do PSD, que não esteve presente, alegadamente, por ter outros compromissos de agenda.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário